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8 Passos para Destralhar a Casa

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Destralhar é um processo que pode levar o seu tempo, e mais ainda se houver uma parte mais sentimental agarrada às coisas. Porque destralhar não é organizar, é livrar-nos das tralhas, do que é inútil e sem valor, para ter mais espaço livre. E venho partilhar 8 passos para destralhar a casa que ajudaram-me no processo e pode ajudar-te a ti também.

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Espaço menor – necessidade de escolher as coisas mais importantes

Sempre fui uma pessoa organizada ou minimamente organizada. Mas quando me mudei e vim viver para uma casa menor, tive a necessidade de escolher as coisas mais importantes e essenciais para trazer comigo e deixar tudo o resto para trás. Este foi o primeiro grande destralhe da minha vida, pois percebi que organizar e arrumar tudo direitinho não chegava. Nesta mudança para França, foi necessário reduzir as nossas coisas, para conseguir caber tudo no pouco espaço que tínhamos.

No entanto, passado 5 anos ainda continuo a precisar de destralhar ou não seria, este processo, um processo continuo para a simplificação das nossas vidas. E aliás o meu principal desafio é viver com uma pessoa muito pouco minimalista e que guarda coisas que sabe que nunca mais vai precisar e utilizar, que continua a dizer “deixa que um dia…”. Por exemplo, no início ele queria comprar mais uma cómoda, porque não ia dar para guardar toda a nossa roupa, mas com algum destralhe meu e organização não foi preciso mais nada e até hoje vivemos com todas as nossas roupas guardadas num mini roupeiro e numa cómoda.

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8 Passos para Destralhar a Casa

Na tarefa de destralhar as nossas coisas, tento sempre seguir alguns passos que partilho contigo:

1- Investigar onde podes deixar a tua tralha

Para começar, investiguei como era feita a reciclagem aqui em França, onde estavam os ecopontos e as “déchetteries”, que são locais próprios que podemos deixar tudo o que não queremos para reciclagem: móveis velhos, electrodomésticos, cartões grandes, etc…Procurei os sites de venda online mais usados, em Portugal uso o Olx e aqui uso o Leboncoin (é igual ao custojusto.pt). Também procurei instituições onde podia entregar a roupa e outras coisas para doar.

2- Fazer um plano do que é necessário fazer

Agora para começar o processo de destralhar, planeio primeiro aquilo que quero fazer, o que quero deitar fora, o que preciso de limpar ou recuperar, como quero organizar o espaço e o que é necessário comprar. Isto tudo para cada uma das divisões. Tenho toda a informação numa pasta no Evernote, dividida em sub-pastas: quartos, cozinha, entrada, casa-de-banho e arrecadação.

3- Definir uma estratégia para as tarefas

Tenho vários destralhes a fazer, como destralhar a roupa, destralhar fotos ou documentos, ou destralhar uma divisão. Por isso, estabeleço uma estratégia, ou seja, como e quando vou realizar a tarefa, consoante o tempo previsto para a sua realização.

4- Para não adiar muito as tarefas, definir um prazo para a conclusão

Ás vezes recolhemos tanta informação e planeamos, planeamos e nunca mais metemos mãos à obra, por isso tento nunca falhar com as datas determinadas. Também pode acontecer falhar, e aí defino outro prazo mas mais curto. Depois agendo uma data específica para realizar a tarefa ou as tarefas necessárias.

5- Passar à acção

Não adianta planear se não partirmos para a acção o mais breve possível. Normalmente, coloco uma música e tiro uma fotografia antes, para depois ver a diferença. Uso o temporizador do telemóvel com o tempo estabelecido para não me distrair com outras coisas até o tempo acabar. Separo os sacos (lixo, doar e vender), e começo a destralhar. Tenho em atenção aos objectos que vou deitar fora e tento ver se realmente eles não têm mesmo mais utilidade. Não entrar em exageros e ter o bom senso!

6- Definir um locar certo para as coisas que ficam

Depois de só ter as coisas que quero manter defino um local certo, para manter as coisas organizadas. Aqui em casa já se sabe que tudo tem o seu devido lugar. Confesso que sou um pouco picuinhas com isso, mas senão tivermos este cuidado pode tudo voltar ao normal. E viver com adolescentes pior ainda!

7- Tratar das coisas que vão fora o mais rápido possível

Tento levar tudo para o lixo imediatamente e não demorar muito tempo a doar as coisas. Faço uma lista das coisas para vender e agendo um dia para colocar tudo online. Tenho uma tabela em excel com itens para vender e a informação dos portes de envio, para facilitar depois a venda. Mas isto tem de ser feito logo, porque ainda ficamos com a tralha num canto da casa à espera que um dia lhe demos valor. Sim!! Temos que dar valor mesmo às coisas que já não queremos, porque podem ser felizes noutra casa.

8- Tirar uma fotografia do resultado

Finalmente, tiro uma fotografia ao resultado. É mesmo gratificante e motivador ver a diferença e ver que valeu a pena o esforço.

Quanto mais preparados tivermos para a tarefa, mais simples ela será e mais provável será seguir em frente e não desmotivar. Muitas vezes também aproveito desafios para destralhar. Há sempre boas iniciativas.

 

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One Comment

  1. Amei esse post seriamente, já o li 3 vezes e indiquei para uma amiga. Parabéns pelo lindo trabalho!!! Gratidão!!!