Como ter Motivação para Destralhar
Nunca te perguntaste por que é tão difícil começar a destralhar?! Existe uma série de razões, mas bem sabemos que destralhar não é um processo fácil, porque exige tempo e dá trabalho. O que nos leva a desmotivar muitas das vezes e, por isso, trago 10 dicas para teres motivação para destralhar.
Qual é a tua motivação!?
Em primeiro lugar, tens de ter um objetivo para começar a destralhar, tens de saber o que te motiva a querer livrar-te das coisas que te roubam espaço, tempo e energia à tua casa e à tua vida. Por mais dicas motivacionais que te dê, tens de querer realmente destralhar. A motivação tem de partir de ti e não porque outras pessoas andam a falar de destralhe.
Sabes que destralhar terá um enorme impacto positivo na tua vida e que vai valer a pena o trabalho necessário inicialmente. Muitas das vezes até tens a motivação, mas falta-te aquele empurrãozinho para ajudar-te a sair do sofá e finalmente começar a destralhar a casa. Então deixo-te algumas dicas para te motivar.
10 dicas para te motivar a começar a destralhar agora
1- Começa com o lixo
Pega num saco de lixo e percorre a casa e, simplesmente recolhe o lixo que encontras: correspondência antiga, revistas já lidas, caixas de alimentos manchadas de vermelho e sem tampa, canetas sem tampa, brinquedos partidos. Tudo o que podes jogar fora sem pensar duas vezes.
2- Faz um projeto de cada vez
Escolhe uma área que te queres focar, pode ser a mais problemática ou a mais fácil e divide em pequenos projetos: um armário, uma gaveta, debaixo do lavatório da casa de banho. Depois escolhe um para fazeres.
3- Pensa em ganhar dinheiro
Uma boa motivação é planear vender algumas coisas. Vai ser um extra que entra na tua casa e que podes poupar para aquele fim-de-semana fantástico que andas a adiar ou para aquele curso que não tiras porque não tens dinheiro.
4- Se não estás pronta para desapegar, não desapegues
Se tens dificuldade em desapegar de alguma coisa, simplesmente deixa estar. Não é o momento para retirares esse item da tua vida. Guarda as coisas numa caixa e, passado uns meses ou um ano, analisa se ainda sentes que precisas dessas coisas. Talvez já nem te lembres que as tinhas!
5- Não precisas de limpar
Muitas das vezes perdes a motivação, porque pensas em destralhar, arrumar e limpar tudo logo de uma vez. Mas não precisas de fazer logo uma limpeza profunda. Basta começares por destralhar e, depois, quando sentires que está tudo podes começar a fazer uma limpeza geral na casa. Até vai ser muito mais fácil!
6- Para de esperar pela tua folga
Destralhar nos dias de folga seria o ideal, mas a vida acontece, tens sempre outras coisas planeadas para esses dias e acabas por adiar os destralhes. Então precisas de arranjar um tempo nos outros dias para destralhar. Não é preciso muito tempo, acredita! Basta 15 minutos todos dias para fazer a diferença. E depois acabas por ganhar motivação para destralhar na tua folga.
7- Podes voltar à mesma área várias vezes
Se sentes que não destralhaste tudo naquele armário, naquela divisão, podes sempre voltar a destralhar. Até é bom! Porque podes mudar de ideias em relação a um item, que pensavas que era útil, mas depois vês que não precisas assim tanto dele.
8- Visualiza a tua motivação
Coloca um post-it com a tua motivação num local em que possas ver todos os dias, de forma a lembrar-te o porquê de quereres destralhar a tua casa. Por exemplo, na hora de destralhar coloca um alarme no telemóvel com uma mensagem do motivo.
9- Encara a tua própria realidade
Faz uma análise da tua casa, caminha por ela e tira fotos de como as coisas estão agora. Olha para essas fotos e observa o que gostas, o que não gostas e tens de mudar. As imagens falam mais que mil palavras e é boa forma de encarar a tua realidade, e pode fazer-te desejar mudar e partir para a acção.
10- Faz um planeamento organizado
Planeia de forma organizada as tarefas que tens de fazer para destralhar a casa. Não é necessário muito tempo para conseguirmos ver mudanças nas nossas casas. Imprime um calendário e define pequenas tarefas para fazeres durante 30 dias. Coloca num local onde vais ver todos os dias o que tens de fazer e pensa que, no final do mês, tu e a tua casa vão estar mais livres. O tempo vai passar de qualquer maneira, o que preferes ver no final desses 30 dias?
Não precisas de destralhar a casa toda de uma só vez, podes dar pequenos passos para a mudança e lembrar que és tu que desejas ter a casa livre de tralha. Por isso, para de dar desculpas para não fazer as tarefas que definiste. Compromete-te durante um tempo e vais ver que valerá a pena!
Muitas vezes não temos o apoio da família e os amigos nem sabem que estamos neste processo de desapegar das nossas coisas, por isso podes procurar grupos que te ajudem a ganhar motivação. Junta-te à comunidade Simplifica que criei para partilharmos as nossas experiências e desafios ao simplificar a vida, destralhar a casa, gerir o tempo e viver uma vida intencional.
Espero que estas dicas te dêem motivação para destralhar a casa e simplificar a vida!
Gostaste do artigo? Partilha no Pinterest!