Como ter tempo para o autocuidado 

Ter tempo para cuidar de nós mesmas é cada vez mais importante, até para continuarmos a cuidar de todos que precisam de nós. Pois, cuidar de nós é tão importante, como cuidar dos outros. No entanto, com a nossa vida agitada não temos tempo para nós, porque temos os filhos sempre connosco ou porque o nosso trabalho é exigente e rouba-nos muito do nosso tempo. Sempre há desculpas para não nos colocarmos em primeiro lugar. Por isso, hoje, explico-te como ter tempo para o autocuidado

Porque é importante ter tempo para o autocuidado?

Começo por perguntar-te: quantas vezes nesta semana fizeste algo só para ti? Consegues ter um pouco de tempo para ti na tua rotina diária ou isso é um luxo que a tua vida atual não permite? 

Autocuidado não é um luxo e não é uma questão de colocarmo-nos em primeiro lugar, é também pensar em nós e não apenas nos outros. Se não consegues cuidar de ti, recarregar as energias, então como queres cuidar bem dos outros. Sem energia não vais conseguir ser a melhor mãe, companheira, filha, amiga, empregada ou o melhor que tu podes ser.

Portanto, mesmo que penses que não é importante cuidares de ti em primeiro lugar e, se por alguma razão, sentires culpa por o fazer, lembra-te que também estás a fazer pelas pessoas que amas. 

“A tua tarefa principal é tomar conta de ti. Tens de fazer da tua saúde e do teu bem-estar as tuas prioridades.” – Oprah Winfrey

O autocuidado deve ser simples

Cuidar de ti não tem de ser algo que ocupa muito tempo no teu dia ou que custa muito caro. Isso não passam de crenças limitadoras. Isto porque pode ser algo bem simples e não é mais do que um conjunto de coisas que tu gostas realmente de fazer.

Não é autocuidado se te sentes forçada a fazer, pois o objetivo é recarregar as energias e não o contrário. Não pode ser uma imposição e algo que vai sobrecarregar mais a tua agenda. Tens de encontrar o equilíbrio para ter uma rotina mais leve e suportável. 

Quanto tempo é preciso para o autocuidado?

O autocuidado é diferente para cada pessoa e pode significar diferentes coisas em determinados períodos de tempo. Desta forma, o tempo que precisas para cuidar de ti depende das tuas necessidades físicas, mentais e emocionais. No entanto, nesse tempo não fazem parte: a tua lista de tarefas, as tuas responsabilidades e os teus compromissos. É um tempo longe das coisas que tu TENS de fazer todos os dias, que consomem não apenas o teu tempo, mas também a tua energia física e mental.

Essas coisas vão continuar a estar lá, mesmo que tires 5 minutos ou um até mesmo um dia para ti. O tempo para ti mesma é um espaço vazio no teu dia/semana que podes preencher como quiseres. É hora de concentrares-te em ti, nos teus interesses e hobbies, desenvolver o teu conhecimento. É hora de fazer uma sesta se estiveres cansada, de meditar se precisares de calma, de escreveres um diário se precisares de clareza. Tens de criar intencionalmente tempo para o teu autocuidado. 

Como criar tempo para ti mesma?

Já sabes que precisas de tempo para ti mesma, mas continuas a tentar descobrir como encontrar esse tempo. Como podes criar um pouco de tempo livre na tua agenda cheia? Vou dar-te dicas para arranjares tempo para ti mesma. 

1. Começa com passos pequenos

Se reservar tempo para cuidares de ti parece algo inatingível, começa com passos pequenos. Não precisas de horas todos os dias para cuidar de ti, apenas alguns minutos de autocuidado todos os dias podem ter um impacto enorme no teu bem-estar.

Lembra-te que o objetivo do autocuidado é fazer-te sentir que tens mais tempo e liberdade para fazeres as coisas, e não o contrário. Então, a última coisa que eu quero é que o autocuidado seja só mais uma tarefa na tua infinita lista de tarefas diárias.

2. Marca um encontro contigo

O tempo para cuidares de ti é uma prioridade e não é negociável. A rotina do autocuidado não vai simplesmente acontecer, precisas fazer com que ela aconteça. Coloca na tua agenda espaço para o autocuidado como se fosse qualquer outro compromisso importante. Não precisa ser um fim de semana fora, pode demorar 10 minutos com uma chávena de café e o teu livro favorito. Independentemente de como tu gastas esse tempo, faz dele uma prioridade. 

3. Dá valor a ti mesma

A coisa mais importante que deves fazer é dar-te valor. Tentar todos os dias fazer o teu melhor em todas as situações exigem energia, resiliência e bom humor. Fazes essas coisas o dia todo, todos os dias, ao enfrentar os desafios diários, a cuidar da tua família, a manter o teu trabalho. Mesmo que muitas das vezes não reconheças, és incrível e cheia de força interior.

Dar valor a ti mesma é o primeiro passo para saber como reservar tempo para cuidares de ti. Se não reconheces esse valor e achas que não mereces, nunca vais comprometer-te a colocares-te em primeiro lugar de vez em quando.

4. Define a tua intenção

Ser intencional com o teu tempo e com o teu autocuidado. Definir a tua intenção para fazer algo dá poder e peso a essa decisão. Tens de ser clara com a tua intenção, do porquê que queres/precisas cuidar de ti mesma. Isso vai dar-te foco e garantir que encontres tempo para ti mesma. 

Teres uma intenção bem definida vai dar-te motivação para o fazer. Pensa nas coisas que desejas fazer se tiveres algum tempo para ti e decide se precisas de algo mais para te dar motivação.

5. Cria os teus limites

Criar limites para teres tempo para ti mesma significa que tens de aprender a dizer ‘não’ quando alguém te pedir para fazer algo, ou quando tens muitas coisas na tua agenda e precisas cancelar, ou adiar algo para outra hora.

Os limites vão manter-te no caminho certo e focada nos teus objetivos. Se algo é importante para ti, protege-o ao definir limites. Sem eles podes cair no erro de dizer sim a tudo e confundir as tuas prioridades.

6. Estabelece rotinas

Não vivo sem rotinas e quando elas estão bem estabelecidas podem tornar os dias mais fáceis e simples. Desta forma, consegues alinhar tudo o que tens que fazer, para que tenhas mais tempo para fazer o que queres fazer.

Planeia as tuas rotinas diárias e prepara as coisas que precisas fazer, como tarefas domésticas, planeamento de refeições e até mesmo rotinas para os teus filhos, como as sestas e hora de dormir estruturadas. Simplifica os teus dias e, assim, vais garantir que tens tempo para ti mesma. 

7. Aceita a tua realidade

Aceita que não há dias perfeitos que existem momentos na vida que tornam particularmente difícil encontrar tempo para ti. Por exemplo, se tens filhos pequenos ou um recém-nascido, encontrar tempo para ti de certeza que é um desafio!

Tens de ser realista e diminuir as tuas expectativas. Não percas tempo a ficar frustrada com o que não podes fazer e concentra-te no que podes fazer agora. Uma das maiores razões pelas quais temos dificuldade em arranjar tempo para nós é que achamos sempre que é muito difícil. No entanto, 10 minutos é melhor que 0 minutos. Descobre o que podes conseguir no tempo que tens disponível.

Espero que estas dicas ajudem-te a encontrar maneiras de teres tempo nos teus dias ocupados para cuidar de ti. Mas não te esqueças que o autocuidado é um compromisso diário contigo mesma para te cuidares e mimares com o respeito que mereces. A escolha é tua e lembrar que tu tens escolha. Seres uma prioridade na tua rotina depende de ti.

Podes ainda descobrir hábitos de autocuidado para colocares em prática e como podes criar uma rotina matinal e noturna para simplificar a tua vida e teres mais tempo para o que importa. 

Gostaste do artigo? Partilha no Pinterest!


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *