so-happy-with-less-imagem-usar-menos-plastico-em-casa

10 Formas Simples de Usar Menos Plástico em Casa

so-happy-with-less-post-usar-menos-plastico-em-casa

Julho é o mês de Plastic Free July, uma iniciativa que surgiu para alertar o mundo sobre o uso excessivo de plástico. Penso que é do conhecimento geral que o plástico faz mal ao meio ambiente e ameaça o nosso planeta. Por isso, devemos fazer pequenas mudanças nas nossas vidas, para usar menos plástico e ter uma vida mais sustentáveis. Então, deixo aqui 10 formas simples de usar menos plástico em casa

Precisas de fazer a tua parte

Todos podemos ser mais sustentáveis! E não esperar que só os governos e as empresa tomem medidas que o nosso planeta precisa. Nós como indivíduos únicos podemos fazer mudanças nos nossos hábitos que podem ser muito significativas. 

Ter em mente que não precisas de fazer grandes mudanças no estilo de vida, porque a mais pequena alteração no teu dia-a-dia pode ter um grande impacto no meio ambiente! Precisas simplesmente de começar a prestar mais atenção aos produtos que usas e o que fazes depois com eles. 

O problema não é o plástico

É a forma como o usamos! O uso do plástico está inteiramente sob a nossa responsabilidade. Quanto menos plástico usarmos, menos será produzido, e isso significa menos plástico nos aterros sanitários. Porque muitos dos plásticos não são recicláveis, o que significa que vão para um aterro, onde ficam anos e anos, a deitar produtos químicos para a terra e microplásticos são absorvidos nas águas, que vão diretamente para os oceanos, e que serão confundidos com alimentos.

A mudança parte de cada um de nós. Depende de nós ajudar a fazer uma mudança para ajudar a salvar o ambiente. Ser mais sustentável tem de começar por nós, nas nossas casas. Todos podemos fazer pequenas contribuições diárias, porque é através de pequenas atitudes que surgem as grandes mudanças. 

Como começar a mudar?

Não precisas de fazer mudanças grandes na tua vida imediatamente. O importante é tentar usar cada vez menos plástico no dia-a-dia. Começa por olhar para os itens de plástico que usas na tua casa e que não são recicláveis. É por esses itens que podes começar! Procura alternativas mais ecológicas para alguns produtos que usas diariamente. 

 

10 formas simples de usar menos plástico em casa

1. Usa sacos de compras reutilizáveis

A forma mais simples de começar é deixar de usar sacos de plástico ou de papel dos supermercados. Em vez de usar estes sacos de plástico frágeis, leva os teus próprios sacos reutilizáveis. Evita também colocar as frutas e os legumes em plástico e usa saquinhos de pano. Uma pequena mudança que pode fazer toda a diferença, porque os sacos de plástico são uns dos principais responsáveis pelo crescimento da poluição nos oceanos. 

2. Para de comprar garrafas de água de plástico

Uma das melhores maneiras de usar menos plástico em casa é parar de comprar água engarrafada. Além disso, as garrafas de plástico fazem mal à saúde, pois começam a libertar uma toxina na água que pode ser cancerígena após algum tempo de uso. Investe numa garrafa de água não-tóxica e sem desperdício e só precisas de encher a garrafa quando precisas. Se precisares de filtrar a água também podes usar filtros de carvão para purificar a água.

3. Armazena os alimentos sem plástico

Em vez de continuares a comprar caixas de plástico para armazenar os alimentos, que ao fim de um tempo ficam estragadas e mudam de cor, investe em recipientes de alimentos mais duráveis. O vidro e aço inoxidável são uma ótima alternativa porque são sustentáveis, fáceis de limpar, não-tóxicos e recicláveis. Reaproveita frascos de vidro que compras com alguns condimentos. Para congelar alimentos, podes usar na mesma o vidro e aço inoxidável, e também podes usar invólucros reutilizáveis ou de cera de abelha e sacos de silicone. Mas não deites todos os recipientes de plástico fora, só para trocar por vidro. Usa-os até ao limite e troca só quando tiverem estragados. O mais sustentável é aquilo que já temos em casa.    

4. Não uses palhinhas de plástico

As palhinhas não podem ser recicladas e na verdade são dos itens que podemos viver bem sem. Porém, muitas vezes são úteis e práticas. Por isso, opta por ter palhinhas reutilizáveis, em aço inoxidável, vidro ou em bambu. Anda sempre com uma palhinha dentro da tua bolsa e quando fores comer ao restaurante, em vez de usares a palhinha de plástico que dão, usa a tua palhinha reutilizável. 

5. Usa escovas de dente de bambu

Na casa-de-banho podemos fazer várias mudanças e uma tão simples é mudar as escovas de dentes de plástico para umas de bambu. Sabias que todas as escovas de dentes criadas até hoje ainda existem no nosso planeta? Depois de terminares a tua escova de dentes atual, muda para uma de bambu, que é um dos tipos mais sustentáveis ​​de madeira. Uma escova de dentes de bambu pode ser compostada, por isso não precisas de te preocupar com a tua escova velha por toda a eternidade. 

6. Usa sabonete, champô e amaciador sólidos 

Em vez de usar estes produtos de higiene em garrafas de plástico, experimenta trocar por sólidos. Eu comprei os meus na Mind the Trash e adoro! Para além de ser uma maneira fácil de reduzir o plástico em casa, duram muito tempo e têm uma ótima qualidade. E cada vez mais há produtos de higiene vendidos sem embalagens de plástico, procura alternativas mais ecológicas para os teus produtos convencionais. 

7. Compra produtos de limpeza mais ecológicos

Em vez de comprar produtos de limpeza em garrafas de plástico, tenta optar por embalagens em cartão ou compra a granel, levando as tuas próprias embalagens. Também encontramos muitos detergentes em barra, quero experimentar este para a loiça. Uma boa alternativa é fazeres os teus próprios detergentes caseiros em casa, usando vinagre, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. 

8. Diz não aos brindes de plástico

Quantas vezes recebeste algo que nunca usaste, mas aceitaste porque era grátis? Ainda esta semana aconteceu-me isso. Por ter feito compras superiores a 50€ num supermercado, queriam oferecer-me uns copos de plástico. Mas eu recusei! Só que a funcionária ficou escandalizada porque eu não estava a aceitar uma coisa que ela me estava a oferecer. Disse-me que fui a primeira pessoa a dizer que não queria. Mas para quê que aceitamos coisas que não vamos usar?! Faz todo o sentido recusar itens que não precisamos, para reduzir o desperdício e deixar de acumular produtos de plástico desnecessários em casa. 

9. Usa fraldas reutilizáveis 

Esta parece que não é uma mudança simples e fácil, mas eu fiz este ano e garanto-te que não tem nada de complicado. As fraldas descartáveis são caras, utilizadas por quase dois anos e meio por cada bebé e não são ecológicas. Demoram anos a desaparecer do nosso planeta. As fraldas de reutilizáveis são um investimento mais económico a longo prazo e evitam alergias e assaduras nos bebés. Para além de que são lindíssimas!

10. Experimenta usar copo menstrual

O copo menstrual é para mim a melhor invenção no mundo e evita tanto plástico deitado fora nos aterros. Para além de ser super prático, é muito mais económico. Normalmente, cada mulher gasta, por mês, cerca de 7,50€ em absorventes (pensos e tampões). Logo, o uso de um único copo menstrual fica pago em três ou quatro meses de utilização, e dura anos, se devidamente manuseado! E estamos a ajudar o meio ambiente. 

Estas 10 mudanças para usar menos plástico em casa, são todas mudanças que fiz na minha casa. São mudanças tão simples, mas que fazem muita diferença para termos um mundo melhor, porque não há Planeta B.

Muitos dos produtos que referi podes encontrar em lojas portuguesas: Green Vibe, Círculo Bio, Fluffy Organic & Eco, Mind the trash, Organii – Bio Cosmetics, Eco-Tiny e Maria Granel.

Já tinha partilhado aqui no blog 75 formas de ser mais sustentável e podes fazer o download da tua lista em baixo. Diz-me quantas destas formas simples de usar menos plástico já implementaste na tua casa?

[mailerlite_form form_id=8]

Gostaste do artigo? Partilha no Pinterest!


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *